quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As minhas corridas de fim de dia.


 
 

 

Ontem retomei os treinos de final de dia. Na verdade sentia uma vontade imensa de sair de casa equipado e fazer um treino calmo, para baixar os níveis de ansiedade provocados pelo trabalho e pelo acumular de 2kg de peso. É revoltante saber que há certos tipos de organismos que sem nunca terem corrido mais de 10´ mantêm-se dentro dos parâmetros do IMC, sem cuidados com a alimentação e a comprarem roupa de tamanho S e M (malditos sejam) outros correm que nem uns doidos, devoram revistas de desporto e nutrição sempre na ânsia de conseguirem aquele peso ideal de acordo com o seu esforço. Eu não sou vítima do peso até porque também não sou baixo, mas detesto estar 3 dias sem treinar e acumular logo 2 kg. Quase 1 kg por cada dia !!!!


 
Alimento-me razoavelmente bem, apesar de muitas vezes não poder comer de 2 em 2 horas como mandam os manuais. Bebo em média 1,5l fora das refeições, evito os açúcares em quase todas as formas, sopas de legumes, frutas e saladas sempre ás refeições principais, 0% de bebidas alcoólicas nem refrigerantes, doces, etc.

     Treino em médias algumas dezenas de kms por semana em corrida, ginásio, bicicletas, corridas de areia (trail), etc.

Durmo as 8 h da praxe e não fumo.

- Então não era para estar um espeto, com a largura de ombros de um serrote? Com um peso ideal pra aí de 80kg, sim…80kg se acham muito deviam correr com 87kg. Até parecia mais alto do que a altura que tenho.
 

Acho que para se perder peso ou manter o peso dentro dos padrões ideais, existem 3 factores que somente associados produzem os resultados esperados.

- Genética

- Nutrição

- Treino

E serei mais rigoroso se os manter por esta ordem, sempre fiz desporto desde miúdo! Sempre corri, nadei, fiz ginásio, fui tropa especial durante alguns anos. Ou seja tenho um background desportivo que estabelece as bases, pois hoje aos 45 estou perfeitamente em ordem quer física quer psicologicamente. No entanto o meu peso é irregular e na mesma semana (ás vezes com diferença de 2 – 3 dias) ganha ou perde peso de forma substancial. Querem a minha opinião? Uma treta!

Pois bem, a única forma conhecida para manter o peso são minhas amigas cargas de treino, dado que me hidrato e me alimento convenientemente e a minha genética já deu provas de que é á prova de bala. Ontem aborrecido e ansioso com o ganho extra de peso decidi que ia correr mas com novas alterações quer de ritmo, quer de percurso. Inclui logo 2 subidas pra aquecer intervaladas por uma recta curta, 2 descidas acentuadas, uma recta grande para aumento de cadência e um percurso curto de estrada para sprintar ao chegar a casa. Ao todo a volta dá 3.5km, mais ou menos o que faço nestes treinos e por isso habituado a suar as estopinhas em distâncias tão curtas. Já o disse e repito, tou talhado para distâncias grandes e estes treinos a meu ver apenas servem para melhorar velocidade e baixar de peso, de resto é melhor que nada pois faço-os em 15 – 16 minutos. Na verdade faço-os pois ocupam no seu todo (com alongamentos e corrida) menos de meia hora o que é porreiro para aqueles dias em que temos mais que fazer e não dava para fazer um treino de 1h e são mais efectivos para ligar a caldeira queima gorduras. Dizem os entendidos que aopenas nos devemos pesar semanalmente mas eu faço-o diariamente sempre depois do banho e antes de jantar e mais ou menos vou vendo evoluções diárias, treinos e lembro-me também do que comi e bebi no dia anterior. Se fosse com uma semana de intervalo saberia lá eu…

 

Hoje vou carregar outra vez com outro igual e correr mais 20´ em ritmo calmo para descomprimir pois tenho que voltar ao trabalho durante a noite. E não conheço melhor terapia que o desporto para nos manter saudáveis e de sorriso rasgado.

 


 

1 comentário:

Bluewater68 disse...

:) Lá está mais um daqueles textos que podia ter sido eu a escrever. Um infeliz sofredor do efeito Iô-Iô do corpo, capaz de chegar a 6ª Feira com uns 81Kg e começar a semana com uns ricos 83,5Kg. Este mês, apesar de já andar a fcorrer quase 30Km por semana, tenho a noção que o ginásio é péssimo para perder peso. Mesmo fazendo a corrida depois de 1h de circuito de máquinas e Fitness, a verdade é que o peso parece ter estagnado num valor que não me agrada. Agora só em Setembro, quando voltar à natação, é que irei tentar chegar perto dos 80Kg. Nisto da corrida, menos 2Kg faz muita diferença. Também li algures (não sei se para todos os corredores os se só para os melhores) que cada quilo perdido permite baixar 10s por Km.
Peso-me praticamente todos os dias, e lá vou tendo as minhas desilusões. Há dias em que tenho a ideia de estar mais magro, vou pesar-me e apanho com um balde de água fria. É frustrante :)
Já agora, também li algures num site de triatlo alguém a defender as corridas de 20min, como um excelente complemento a outros dias de treino e também para serem feitas nos tais dias em que temos menos tempo. E davam 3 sugestões: fazer 20min no mesmo ritmo lento; fazer 5min lentos + 10min rápidos + 5min lentos; fazer 15min lentos + 5min rápidos. No final sempre uma pequena sessão de alongamentos.
Abraço e bons treinos