quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mais lento que isto é estar parado

stock photo : Fat man running


Ontem, retomei os treinos de corrida em ritmo de competição.

Depois de quase 2 semanas de descanso activo, em que apenas fiz corridas ligeiras pela praia dos Salgados até Armação e algumas caminhadas higiénicas para aliviar o espírito e a alma. A lesão no joelho contraída na U.M.A (Ultra Maratona Atlântica) foi a razão desta paragem quase forçada, um dor instalada nos ligamentos cruzados anteriores http://www.zekcersports.com.br/Lesao_Do_Ligamento_Cruzado_Anterior.htm
impediram que corresse de forma segura e consistente. Mas tanto alarido para quê, isto para dizer que ontem parecia a corrida dos cágados pra ilha, não conseguia avançar o ritmo não aumentava e o pace não descia. Reparei a dada altura por volta do km 3 de que andava a arrastar alguma coisa um carro, um tractor algo assim e por diversas vezes olhei para trás não fosse mesmo. Até que me apercebi de que arrastava apenas o corpanzil preguiçoso sem força nas canetas e cansado sem razão, com quase 2 semanas de férias???? As saídas de casa são sempre épicas, preparadas ao ínfimo pormenor, GPS para marcar os tempos e os percursos, óculos escuros, camisola Asics depois de previamente besuntados os mamilos, sapatilhas Mizuno, meias Nike todas xpto com  dry fit que permitem a respiração e evaporação e sei lá mais o quê ( só não evitam as bolhas, o facto de se enrolarem dentro das sapatilhas e de me terem arrancado uma unha isto até ao km 30 da UMA ) por assim dizer uma treta e vão já recambiadas pra secção dos perdidos e Achados.

Calção Adidas de topo, mp3 da aple, telemóvel na braçadeira ..Uma maravilha parecia mesmo um atleta. E digo parecia porque não foi isso que se viu, a braçadeira com o telemóvel sei lá que material é aquele com um elástico e uma fivela descaía e só me parava no pulso (como estou mais magro deve ser por isso, pensei) os auriculares como são normais saltam do ouvido e o fio vai descaindo por debaixo da camisola acabam por ficar esticados e saltam..( como estou mais magro deve ser por isso, pensei) as meias parvamente escolhidas continuam a enrolar-se e a deixar-me os pés numa lástima .. (como estou mais magro deve ser por isso, pensei)

- Alto e para o baile que os pés não emagrecem li eu num blogue de outro atleta amigo e que como eu relata as suas peripécias desportivas

Bem nem era dos calções, nem dos ténis impecáveis que comprei caros como cornos por ser para maratonistas com mais de 80kg eles não dizem quanto mais e eu tive vergonha de perguntar ( na altura pesava 95kg) http://www.dafiti.com.br/Tenis-Wave-Precision-12-Branco%2FCinza%2FVermelho-1067570.html



A verdade é que era eu que como não andava, tinham tempo para estas mariquices e quando não era do cú era das calças..

Tinha programado durante o dia de trabalho que a volta seria de cerca 20k o que segundo o meu andamento normal daria para fazer em 1,30 – 1,40h..pois daria mas não deu, comecei logo com a treta de que os dias estão mais pequenos e como saio ás 19h fazia-se tarde reduzi para 15 k , depois porque tinha havido um incêndio e cheirava a fumo e fazia mal reduzi para 12 k , bem acabei fazendo 11k e porque sou teimoso pois desde os 5k que já estava a ficar farto de tanta mesquinhice. A volta claro já não era a mesma  e nem me dei ao trabalho de a encurtar ..faz-se outra e tá feito!!

Sai nas calmas á espera que o gps apanhasse rede e como ele é topo de gama só aconteceu largos minutos depois

http://www.geonaute.com/en/content/keymaze-300-0

bem..dados os primeiros passos nem me lembrei que tinha joelhos..impecável!! rolar á vontade a ritmos confortáveis de 5m/km até aos primeiros embates no 3km , aí vem em sentido contrário um badocha a correr ligeirinho parecia um cabrito aos saltos e eu com meias maratonas e Ultramaratonista finnisher ando nesta tourada. Mas que se passa comigo hoje pá? Sempre a ouvir musica final de tarde de verão, a mulher e os miúdos ainda no Algarve na casa de Armação, livre e com saúde que se passa ? nisto olho para o relógio e 5,30/km mau!! E queres tu baixar dos 45` aos 10k na corrida do avante ..retomo a calma tento correr tranquilo, mas o pensamento ficava ( - e se estou doente? e se for fraqueza? pois perdi muito peso nos últimos tempos, e se for anemia? que nem sei bem o que é mas como oiço falar meti na lista também..)  em conclusão foram 11 k que pareciam os tais 20 que não fiz e ainda bem senão ainda lá andaria a reclamar das meias , em cerca de 1.05h com a média de 5,55/km



hoje regresso ás lides e ai-de-mim se não me correr melhor do que ontem ,,



a propósito hoje vou fazer os tais 20 km..













1 comentário:

Jorge Goes disse...

só pra dizer que nao corri :)

e vão 40km pro balanço negativo..vais longe vais!!

hoje compenso :))