segunda-feira, 17 de setembro de 2012

quem te manda a ti Hortelão tocar rabecão!!


Agora é oficial. Não só ando a passo de caracol como sou teimoso como um burro.

Depois de um fim-de-semana Alentejano a visitar a família, resolvi treinar ao entardecer. Perante um cenário idílico do por do sol a cair sobre a planície, resolvi arriscar por estradas e caminhos que não conheço bem mas que fizesse a triangulação entre as Herdades de agro-turismo rural mais importantes da região, a saber a Vila Galé, (Country club) a Vila Vita e a Herdade da Malhadinha Nova.

  Na intenção de fazer 1 h a 1.30h com um ritmo calmo e certinho que desse para fazer uns kms de qualidade num final de tarde abrasador. Para quem conhece bem as estradas e as zonas seria um espectáculo. Comecei á porta de casa em direcção á herdade da malhadinha-nova que dista cerca de 4 km de casa, ladeava as vinhas entrava por uns asseiros que ventram um eucaliptal, via o bando de grous que sei que dormem por ali (ainda eram 18.45H mas aquela rapaziada é assim mesmo.) ia em direcção á ribeira de cobres (?) avistava as vinhas da vila galé atravessava-as e navegava ligeiramente a norte e avistava o monte da Vila Vita e depois rumava a casa para um belo banho e uma petisqueira com os primos, fácil não? Pois é .. Na minha cabeça estava criado o plano e visualizava o percurso com uma facilidade incrível. Apenas me esqueci de um pormenor é que as estradas de terra são alteradas e mudam de direcção basta o tractorista receber ordens para as lavrar e acaba-se a estrada particular de serventia á herdade.  E se necessário criam-se outras ao lado, que cruzam a herdade mas conduzem a sítio diferente. Estão a ver não é? Levei o GPS de pulso e demais equipamento para a minha rotina diária o rumo marquei-o visualmente pois o meu GPS é daqueles a preto e branco com uma seta que marca a distancia a e direcção apenas, desde que eu tenha previamente estado no SITIO e o tenha memorizado. Bem, visualmente marquei a direcção e mentalmente calculei as distâncias e induzi o ritmo. Calculei que levaria cerca de 20 minutos até ver as vinhas da malhadinha nova mas imbuído pela musica nova do mp3, pelos rebanhos que se juntam e vagueiam sem destino e pela calma tarde de final de verão deixei-me ir embalado pelos passos certos de um ritmo acessível.

 
Os kms corriam e de vinhas nada, mais um monte e dizia para mim naquele ponto mais alto já vejo, chegava lá acima nada. Nunca pensei estar na direcção errada apenas pensava:

- “ Queres ver que acabaram com as vinhas”

Bem já andava nisto há cerca de meia hora e tive que tomar uma decisão, então um fuzileiro habituado a tomar decisões difíceis, que se orienta pelo sol e pelas estrelas , sabe onde encontrar há água e comida e anda perdido?

 
Lembrei-me do GPS e procurei na memória a ver se havia uma indicação de casa, e havia. Bendita organização pessoal, isto mostra disciplina férrea e uma capacidade inata de um gajo que é um colosso, um pormenor a casa que lá aparecia marca 192km ou seja a minha aqui na margem sul ,..Raios!

E agora volta para trás, caminhos iguais cruzamentos á esquerda e á direita, redes de separação iguais a tantas outras, arvores sempre iguais, ovelhas nem vê-las…grande xxxxx!!

 




Parei de correr e sem pânico tentei retomar mentalmente o caminho que me trouxera até aqui. Virei á direita depois vim sempre á esquerda de uma rede e passei por uma ribeira seca cheia de seixos e juncos. já nem a ribeira encontrava.

 

- Mas que volta dei eu? O sol a desaparecer a um ritmo (agora é que fiquei com a certeza de quão rápido é o por do sol) mas com a calma dos grandes guerreiros desenhei no chão com uma pedra o trajecto que fizera . Alto e pára o baile! Ao tentar regressar vim á esquerda da rede ( ou seja á direita no sentido inicial e virei á direita num cruzamento de estradas agrícolas quando ( se calhar) deveria ter voltado

Á esquerda. Decisão de erro encontrado toca a voltar para trás e a tentar encontrar o caminho onde parei e voltei para trás. Lembro-me de ter parado num monte onde tentava ver as vinhas e ao não as encontrar voltei para trás..subi um monte e não me pareceu , subi outro e pior ainda que o anterior quando pensava voltar para trás , pensei faço mais um e se não reconhecer volto para o primeiro cabeço.. já meio a andar e a correr  sem sol e a noite a cair seriam 20.15h mais ou menos , subo o monte e vejo a  aldeia ??’ como ??? A aldeia de onde saí e tenho casa?

 

- Mas como que voltas dei eu para vir até aqui??  Mas depois de achar o rumo a casa quem quer saber de pormenores hehehehehe

 

Entrei de fininho na aldeia com um passo certinho a pensar no que tinha acontecido e na sorte de vir dar aqui á aldeia : “ nem digo nada a ninguém e se me perguntarem se fui correr digo que dei uma voltinha curta para recordar a infância …ehheeheh um génio “

 passo por um café aceno aos que estão sentados nos bancos na rua e no café a sair vejo um dos meus primos que andava a ligar-me há mais de 1 hora para combinar petisco, paro ficamos na conversa e vêm pessoas cumprimentar este filho ( adoptado) da terra e perguntam-me ao ver-me equipado:

- Eras tu? Que estavas ali prós lados da herdade do Zé dias? A correr pra frente e para trás tipo barata tonta? E depois dizias palavrões e voltavas pra frente e vinhas outra vez?

 

 

- nãaaa devia ser outro qualquer , daqueles que moram na cidade e sempre que saem da sua zona ..perdem-se , sabes como é malta da cidade..uns atadinhos

Entre risos cúmplices e depois de rirmos um bocado , lá tive de enconstar a barriga ao balcão para pagar umas minis e comer uns torresmos que isto ( silencio)  paga-se

 

 

Resumo : quase 2 horas desde que sai e entrei em casa

Km: 3750m ida e volta

Média : ahahahahahahah

 

Afinal um treino de cáca deu uma grande “estória”

4 comentários:

Corre como uma menina disse...

Ahahah, claro que um homem nunca se engana no caminho, as vinhas é que tinham mudado de sítio! ;)
Eu ficaria um pouco assustada se estivesse a anoitecer e andásse perdida pelos montes.
Mas foi um treino para encarar como uma prova de orientação. :)

Boas corridas!

Jorge Goes disse...

obg pelo comentário :)

menina sabes de uma coisa?
- Já somos 4 neste cantinho. A sério !! por este andar daqui até ao fim do ano seremos..Quê 6?

achas que fui muito ambicioso? :))

Corre como uma menina disse...

É o Pedro, boa pessoa, ao menos são seguidores de qualidade! ;)

Jorge Goes disse...

mais um pro pódio de melhor leitor do mundo.Quem vem pela mão de amigos..Amigo é!!

Bem-vindo Pedro!!