sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Condro..quê?





Caro diário de corridas,

 Ou isto muda ou vais ter uma curta existência.
     Segundo conversa telefónica com médico amigo, informa-me este que pelos sintomas que lhe referi e sem estar na presença de exames de diagnóstico correctos poderá ser um caso de uma inflamação provocada pelo desgaste na cartilagem da articulação do joelho, localizada entre a patela (rótula) e o fémur (osso da coxa). a que carinhosamente chamou CP (Condromalácia Patelar)

Entre as causas possíveis o desporto de impacto como a corrida ou outras: sendo uma articulação muito solicitada em actividades como a corrida se realizada excessivamente, de forma inadequada ou predisposição à instalação da lesão a articulação femoro- patelar,

 a saber:

 Treino excessivo;
     Fraqueza muscular (principalmente do músculo vasto medial oblíquo);
     Actividades de impacto
     Falta de alongamento (encurtamento muscular);
     Predisposição biomecânica.

Sintomas
Dor na região anterior do joelho durante e após actividades, dor ao descer escadas, dor após longos períodos com o joelho flexionado ou crepitação (estalidos)
(sempre que falava num sintoma eu dizia que tenho)
Tratamento:
A fisioterapia ou tratamento cirúrgico.

Tratando-se de uma conversa simples de amigos ao telefone, claro que o diagnóstico carece da existência de exames adequados e consulta por especialista na área do desporto.

Mandou-me parar de correr e descansar por uns tempos utilizando uma faixa imobilizadora para o dito cujo, ter cuidado com o calçado, não andar á pressa nem fazer esforços. Claro que pensei em seguir á risca as suas indicações ( o tanas)

 Quando cheguei a casa ainda chovia, entrei na garagem seguido de perto da cachorrada que sabe que sempre que entro na garagem eles vêm pra parte da frente da casa enquanto treino, ainda lhes disse

- " não hoje não vou.." mas aqueles 2 pares de olhos sentados com o rabo a abanar
e eu repeti que hoje á descanso..vão brincar com a bola..!! Ok !! Querem ir pra frente? Força ...mas eu não ia!! Mesmo com o portão aberto..o beagle ficou paradão de cérebro a olhar pra mim enquanto que o rott parou no portão a olhar pra trás como que a dizer..

- " Então pá , como é que é? Vens ou tenho que ir aí buscar-te? " ( era um argumento de peso vindo de um Rotweiller) de rompante, fui a casa despir-me , troquei o fato pelos calções e t-shirt fui-me calçar ...pegando nas chaves ..quero lá saber!! dói ? Há coisas piores! doi ao correr? é porque tens perna e podes correr!! Se piorar? Melhor, ao menos acaba-se de vez o martírio? Sem tempo, sem relógio, sem mp3 e sem querer recordar as palavras do João..comecei a correr devagar com uma passada curta, com uma cadência segura e defensiva, doía-me no inicio e a dor foi atenuando até passar, quando dei por mim tinha feito 8km

Soube-me tão bem! E os cães fizeram uma festa como se não me vissem há meses

Bem sei que fui indisciplinado e irresponsável....mas que querem? É irreprimível e volto a fazer quando chegar a casa.

 A melhor terapia é aquela que nos faz sentir bem.

 
Excelente f-d-s aos 2 ou 3 que ainda têm paciência para ler o que escrevo

 

;)

 

3 comentários:

Jorge Goes disse...


fui correr ontem, uma noite de 6ª fª limpa de nuvens e uma temperatura 5 estrelas, com um passo calmo, optei por fazer apenas 40 minutos num trajeto plano sem muitos cruzamentos e sem transito. finalizei sem dores e com 7.250m percorridos em 38´.

fiz a 1ª sessão de massagem estou sem dores

Pedro Carvalho disse...

Com calma até pode ser que não faça muitos estragos e a maratona não passe para nova data.
Força Jorge e as melhoras... sem excessos. ;)

Bluewater68 disse...

:) Eu podia passar aqui a noite a apresentar argumentos do tipo: "isso nunca devia ter sido feito, porque ...". Mas como o meu lado hipocondríaco tem muito peso e como eu sigo os manuais à risca, não vou dizer nada. Uma coisa é certa: cirurgia, nunca!
As melhoras