quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Relato na 1ª pessoa da minha participação na meia maratona de Portugal



Lisboa , 30 Set. 202

 

7 h da manha de um dia  glorioso ( até me custa escrever a expressão) saí de casa para a minha primeira 1/2 maratona Vasco da Gama.


Como habitual em dias de prova, optei pelos transportes públicos.Comboio Fertagus e depois Metro até á estação do oriente. Transportes rápidos, cómodos, limpos e seguros são sempre uma boa escolha principalmente nos dias de provas em que são gratuitos.
    Nesta dia em particular ao contrário de outras provas parecia um rei o espaço que eu tinha,  uma carruagem com meia dúzia de pessoas, pude escolher o lugar e refastelar-me á maneira. Sentia-me bem, do tipo de dias em que nada nos mete medo, sem ansiedade e até me sentia mais leve seriam dos menos 6,30€ no bolso (ida e volta) que paguei no comboio Fertagus? Bem..

E no metro? um espectáculo! Parecia mesmo aqueles filmes do Charles Bronson e do Clint Eastwood que mostravam o seu crachá de policia e paravam taxis em nome da lei , eu em nome do meu bolso “saquei” do dorsal e foi um ver que te avias com a cancela a abrir-se e eu a passar eheehheheh demais!! E á borliú... obrigado xistarca pró ano já sabes!! mas inclui a Fertagus sff :)
 
Trocas e baldrocas de metro lá cheguei ao destino estação do Oriente, tinha combinado na vespera  encontrar-me com amigos das corridas para um rápido café e por a conversa em dia, qual quê! Centenas e centenas de pessoas num rodopio amarelo,  ia ficando com descolamento de retina só de tentar encontrar a malta amiga. Nada, nem vê-los!!! 
 Meti-me numa das filas no topo das escadas rolantes, feitinho pró autocarro mas não sem antes levar umas bocas do tipo 
-“ a fila é lá atrás ó amigo"  lá atrás onde? Perguntei ingénuo…olhei e tinha mais de 100 pessoas de olhos fixos em mim.
 Com a classe que todos me reconhecem e com a nobreza de espírito das pessoas especiais, meti o rabinho entre as pernas e ala pró fim da fila que entretanto já tinha mais 5 metros ..Raios!

 Mas até que foi rápida a espera, entrei no bus que nos levava á zona da partida, depois de ser chocalhado, apertado, espremido e pisado dentro do autocarro, fiz a viagem até Alcochete e vir novamente até quase  á saída da ponte com o nariz enfiado na axila de um gordo com quase 2 metros


Já passei por ali muitas vezes mas nesta perspectiva privilegiada nunca.

 Apeados do bus percorremos ainda umas centenas de metros até encarrilar-mos para uma divisória de metal com as indicações mini e meia maratona, aqui fazem a separação das águas qual Moisés e fui para a 1/2 maratona, claro. Constituída por uma estreita passagem do lado do mar da palha e brindados com a surpresa de ver um helicóptero a sobrevoar filmando a malta que acenava a toda a força, de tal forma que um esbracejar mais energico arrancou-me o chapéu da Vodafone da cabeça, e agora? estratégicamente queria poupar-me ao sol na moleirinha até começar a prova, vá lá valeu-me a generosidade e solidariedade de um camarada desportista, são destas coisas que só no desporto das massas se vê. Um tipo de meia idade, desconhecido,  solidário e altruísta resolveu o problema dando-me um boné e vejam só que com aquele sol abrasador, ele ficou apenas com mais 3 .. 3 Bonés ainda! Tinha 4 enfiados uns nos outros tipo pirâmide e deve ter corrido com a torre de pisa enfiada.
obrigado amigão
 
Como os putos em dia de inicio de ano escolar, sinto vontade de tudo, tenho sede, quero ir aos wc, doem-me os pés, tenho arrepios, apetece-me comer um pires de caracois..ehehe a brincar na parte dos arrepios.
    A vontade esquecida de ir ao WC surgiu, quando vi uns quantos wc  espalhados, uns tipo triangulo (em que se urina a olhar pro tipo da frente enquanto se faz pontaria pro gargalo do vasilhame)  e outros mais sofisticados de porta de plástico e sanita. Mesmo na altura que ia a passar abriu-se a porta e um tipo ficou a segurar a porta e disse qualquer coisa num espanhol que não percebi nada e claro entrei, ou melhor quase que entrei, pois também para aí havia fila enorme, mais uma vez cavalheiro comprimi a bexiga e cedi a vez a quem de facto estava mais aflito..um gentleman “ faço mais tarde pensei” mais um assunto resolvido.. uma bexiga de aço!!


( há algum blog com imagens de wc ? duvido! vejam bem o caracter elitista com que vos brindo aos 3 )

Normalmente nem sou daqueles que tentam furar para chegar mais pra frente, mas desta vez e motivado por uns que me empurravam lá segui em frente rumo ao pelotão inicial. Nem sei bem se foi pra ficar mais próximo da linha partida se foi para encontrar e esganar o (speaker) que não se calava um bocadinho....nunca vi gajo mais chato!

 
- Partida! até derrapei no arranque. E lá começou a meia maratona de Portugal, também conhecida por meia maratona Vasco da gama, Portugal Rock and´roll, corrida da ponte Vasco da gama..Escolham!
 

Subida inicial, depois uma longa descida á direita em direcção á zona da Expo até ao km 3 ia num afogadilho apagar algum incêndio concerteza, quando dei por mim quase com os bofes de fora a rolar abaixo dos 4 minutos. Para aí meu! Calma que não são 5k mas sim 21 k que vais ter que fazer,  refreei de tal forma o ímpeto que rapidamente fui ultrapassado por dezenas de esbaforidos de amarelo que até metia medo, encostei ao lado esquerdo da  avenida D. João II e fui contemplando as vistas , edifico da justiça, centro comercial Vasco gama , estação oriente, Vodafone , hotel Tivoli..deu pra tudo, sempre com um ritmo controlado e a ombrear com um calmeirão barbudo que depressa deu a bufa na recta final ao pé da rotunda que dá acesso á Av. Infante D. Henrique, pensava o quê que ia acompanhar aqui o craque não?
São estes pequenos pensamentos que nos fazem sentir mesquinhamente importantes.

 Como escrevi em comentários anteriores pra mim festa é festa e se é para rockar então let´s rock. Palmas ás bandas, palmas a quem nos aplaudia que ainda foram alguns ao longo do percurso, treinei o meu inglês com uns senhores que me disseram “ you look good” ao qual agradeci na língua Shakespeariana com se fosse ainda primo da rainha, com um

 –“ Hum? Fhanks“
Fanques? 

 Não sei se vos ( a vós multidão que me lê de 2 ou 3 pessoas) acontece mas sempre que corro distâncias maiores seca-me de tal forma a boca que pra falar quase que tenho de receber ajuda de uma terapeuta da fala, pois são sons estranhos e embaraçosos..queria agradecer e ..Sai fanques!

 

Retomando que quero acabar a prova dentro do tempo, colei-me a um grupo compacto de 4 atletas e segui uns quantos quilómetros até apanhar o viaduto que os quebrou e tive avançar sozinho, com uma ligeira inclinação mas suficiente para quebrar os menos preparados.

Nesta altura quem passa por mim em sentido contrário o Melo! Grande tempo que fez na prova para ele o meu abraço e parabéns. Aos 12.5k retorno com direito a gel, água e banana, não sei bem o que se passa comigo mas neste tipo de provas fico estilo garganeiro e tenho sempre que beber e comer e desperdiçar. Como não consigo comer e beber enquanto corro costumo abrandar e abastecer mas com as mãos atulhadas de 2 gel, meia banana, 1 garrafa de água e outra de powerade, com apenas 2 mãos derramei metade da água no chão, a banana saltou e chão com ela , restou os 2 gel ( ambos baunilha J ) e a garrafa de powerade com sabor a limão "quente." ! 

 Depois de emborcar o gel á pressa despachei quase metade do liquido em uma só golada, sem fôlego e naquele estado ..Saltou Isostar por todos os lados até pelo nariz, a arfar como um doido , retomo a respiração , fecho a garrafa , deito-a no passeio e parto atrás de um tipo baixinho, mas mesmo muito baixo de perna curta mas rápido, ao lado ia outro estrangeiro de camisola vermelha com inscrição ( Mile 14) . Como sou de ideias fixas meto na cabeça que os apanho e tem de ser, depois vou a remoer e a dizer mal de mim por ir acima dos limites ..mas consigo lá evitar ?



Nesta altura aproximava-se o km 18 , pensei só faltam 3km  e picos é melhor acelerar,  fixei um objectivo e arranquei o objectivo era uma miúda loira de calções azul turquesa ( se calhar queriam que corresse atrás de um tipo)


na rotunda de acesso á Av. João II que contornávamos virando á esquerda e depois da subida á direita, passei-a assim como a sua comitiva, a expo engalanada já recebia os seus meios maratonistas , as pessoas e amigos , os atletas e familiares, os mini-maratonistas, todos se  aglomeravam na estrada para aplaudir os que em breve terminariam mais uma participação na distancia de 21,095m e que davam colorido á festa,  final da recta , viragem á direita com direito a descida e tudo, direita novamente e recta da meta com um pórtico gigante e um oceano amarelo em fila prás fotos e pró gelado. Despachei 2 magnus num piscar de olhos, já de saquinho azul RTP na mão apanhei de novo o metro, o Fertagus e o carro que deixara na estação.
cansado mas feliz..
 
Para registo foram 1.54h de corrida para 21k

Para a posteridade mais uma mão cheia de estórias

 

Jorge  

 

 

4 comentários:

Corre como uma menina disse...

Belo relato, muito detalhado, sim senhor!

Agora já sei quem acabou com os geis e as bananas todas antes de eu lá chegar... ;p

Por acaso esqueci-me de referir o speaker no meu relato, mas a verdade é que não se calava um bocadinho. E quando começou a pedir "palminhas" durante uns 30 segundos seguidos?!

Em relação às "lebres", cada um deve seguir o objectivo que mais o motivar! ;)

Também ainda não percebi bem qual o nome oficial da prova... Já li tantas versões diferentes. Mas vou manter a minha! :p

Parabéns, foi uma boa corrida!

Jorge Goes disse...

M. Obrigado pelos parabéns.

lambão eu? gostava de ver a tua cara qd cruzaste a meta toda vermelha e ouviste falar em gelados ahahahah


parabéns para ti foste uma verdadeira campeã do asfalto.

por curiosidade, qt tempo fizeste?

Corre como uma menina disse...

O tempo está no final do meu texto sobre a prova. :) Pensei até que tinhas comentado "alma de ultramaratonista" devido à lentidão do pace!

Jorge Goes disse...

desculpa Rute, mas não tinha reparado.
de qualquer forma fizeste um tempo muito bom. 2h 25 minutos de corrida continua e acabar daquela forma eufórica e empolgante
(zzzzz) :) ehheehhe

alma de ultramaratonista porque acompanhei toda a viagem que conduziu aquela prova e sei bem as provações que passaste e a tua determinação em consegui-lo

parabéns pela vitória pessoal.
ps (não esquecer de treinar..)