quarta-feira, 21 de novembro de 2012

17 dias 20 horas 38 minutos e 40 segundos


Este é o tempo que falta para o início da minha 1ª maratona de Estrada e nada melhor que começar na prova da cidade que me viu nascer.
    Como tinha planeado esta semana (a minha the hell´s Week) previ fazer um total de treinos que contabilizassem um bom número de km com 3 dígitos ou analisada de outra forma, qualquer coisa como 9-10h de corrida.
    A distribuição foi fácil pois não há um único dia de descanso e a distribuição dos mesmos atendeu á previsão de ritmos e percursos que entretanto fui conhecendo

Na segunda-feira percurso mais isolado, na 3ª percurso misto, na 4ª (hoje) um percurso cheio de casas e gente na rua por mim até podia ser dentro do Rio Sul Shopping (vá-se lá saber porquê) Amanha 5ª Apostiça zona densa de pinhal com zonas mistas de piso que varia desde a terra batida á areia solta (poupar nas canetas) 6ª zona de Beja; Sábado ribeirinha do seixal desde casa aos barcos e mais umas voltitas, Domingo um Longo para animar logo de manhã.

Poderá parecer suicídio mas não é pois nas semanas seguintes entro em estágio e apenas vou rolar sem preocupações de tempos e médias, mas ajustar ritmos, testar equipamentos, escolher suplementos e alimentar-me de acordo com o esforço ganhar reservas de glicogénio importantes. (atenção que não é comer como um alarve é saber comer.)

 
A titulo de informação :
Faço analises sanguíneas e outros exames complementares de diagnóstico ao longo do ano, em regra perto do final de cada ano e por ocasião da data de aniversário opto por fazer um check up mais completo com visita a médico e tudo.

Com uma pontualidade suíça lá fui ver a minha amiga médica de família, que percebe da parra e é muito cuidadosa analises para isto, exames para aquilo lá fiz o batalhão de exames que me recomendou os exames ao coração e provas de esforço já tinha feito e estavam bem, pois andei 24h com um Holter que registou um máximo de 110 bpm , um mínimo de 40 bpm e uma media de 58 bpm ao longo de um dia perfeitamente normal ( excepção do treino que não fiz pois parecia um bezerro com um chocalho e não quis ir)

Mas ao receber as analises verifiquei que estava tudo bem á excepção dos níveis de ferro? que estavam baixos num limiar que a médica recomendou que os corrigisse com uma alimantação mais equilibrada e uns suplementos. Fazendo uma breve pesquisa na net verifiquei que fazia muito sentido partilhar esta informação:
http://www.aminhacorrida.com/falta-de-ferro-mito-ou-realidade/ ver mais neste blog que achei muito interessante

 
voltando á vaca fria ( não..não estou a falar da merkel)  
Até agora cumpri integralmente o planeamento

 
2ª feira

Distância (m)
10.000
5,32” Km
 
Tempo (h|m|s)
00
55
50

 

3ª feira

Distância (m)
11000
5,15” Km
 
Tempo (h|m|s)
00
57
40

 
Boas corridas
 
Jorge

4 comentários:

JoaoLima disse...

Olá Jorge

Agora já falta cerca dum dia menos...

Eu fui em Abril fazer um batalhão de exames e também andei com Holter e isso tudo, o que nunca tinha feito.
Tudo para ter a certeza que podia pensar à vontade numa Maratona e para tirar da cabeça um caso estranho e isolado que tive durante Almeirim 2011.

Estamos perto...
Tal como tu, quis que a estreia fosse em Lisboa. Por acaso, calha-nos a última edição neste local.

Um abraço e tudo a correr pelo melhor

Jorge Goes disse...

caro João, 16 dias e mais algumas horas nos separam do grande dia.

esta é a ultima edição da prova de Lisboa? ou no actual formato e percurso? seja como for nós estamos nesta e pra História ficarão gravados os nossos nomes como finalistas.

Sei que fizeste o percurso em treinos, tenho algum receio dos ultimos kms é que são sempre a subir pelo que vi na altimetria da prova. desde a praça da Figueira - M.Moniz - Alm.reis até Areeiro grd empeno que vamos apanhar meu caro :)) e já com uns 35 km nas canetas.
sempre podemos pedir boleia á Rute que ainda deve estar cheia de força.

obrg pela força e pela amizade

bons treinos sem lesões

JoaoLima disse...

Sim, neste formato e local é a última
http://joaolimanet.blogspot.pt/2012/10/maratona-de-lisboa-em-2013-passa.html

O pior para mim vai ser chegar à Almirante Reis com as longas rectas Cais do Sodré-Algés e regresso.
Ao chegarmos à Almirante Reis, estando tão perto e já sentindo o cheiro, nem que seja a arrastar! :)

Jorge Goes disse...

Conheço essas rectas da meia de lisboa e são mesmo uma seca pra se fazer,mas com a nossa motivação e força de vontade não serão suficientes para nos deter
( rima e é verdade)

creio que a dificuldade inicial será a ansiedade dos primeiros km pois não consigo ganhar ritmo certo e desgasto-me muito. Vai ser a minha 1ª maratona de estrada mas já fiz a distância em outras provas(Ultramaratona Melides-Troia 2010 e 2011) e paguei muito caro a factura numa das participações, precisamente aquela em que estava mais e melhor preparado! a cabeça tem que estar bem e não entrar em euforias no inicio, a maratona moe e podemos não dar por ela, mas vai surgir, uns aos 30 outros aos 35km outros até antes(muro)há que estar consciente disso, mesmo que muito bem preparados fisica e psicológicamente.