quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quem te manda a ti Hortelão, tocar rabecão?


Caro Diário de corridas

 

Faltam 45 dias e mais umas horas

 

 

Sempre que possível, venho aqui a este cantinho e registo o que fui fazendo durante a semana

Como referi em post anterior os últimos tempos foram de grande felicidade desportiva, o joelho não me doía há uns tempos, sentia-me forte e até acompanhava amigos nos seus treinos.

O meu erro foi esse.

 

Depois de um longo período de treinos a solo, comecei a procurar e a ser procurado por companhia e a partilhar treinos nocturnos com vários amigos 5 estrelas:

O Sr. Almeida e a filha Inês ambos campeões da milha e dos 3km, o Marco que limpou o 7º da geral do GP do Fim da Europa com 01:04:23”, a Inês Costa (20 anos) fez 11,30” nos 3km a Inês Almeida fez 10;36” , o Marco faz 34`aos 10K e o Sr. Almeida fazia 31 `aos 45 anos ..Hoje tem mais uns quantos mas não diz ehehhe (vocês já viram onde estou metido?)

 

Durante a semana fiz 2 treinos apenas, nem tem a ver com o facto de chover ou do frio ou do que quer que seja, foram 2 apenas e é melhor 200% do que não fizesse nenhum.

No treino de 5ª feira, tínhamos pensado ir até ao Seixal, e poucos kms mais á frente encontrámos uns colegas que iniciavam também o seu treino e não se importavam de nos acompanhar. Decidiu-se que a volta do seixal era fixe e cabia dentro do tempo previsto por todos. Os novos amigos são a Inês e o Nelson. A Inês é filha de uma atleta amiga e que conheço muito bem pois somos da mesma idade (Amélia Costa) o pai outro grd atleta, privei com ele muito tempo desde os tempos de escola, marinha e mais tarde no duatlo. Só para verem a ascendência da miúda a mãe arrancou em Outubro passado o 8º lugar na Maratona do Porto 2012.

Está tudo dito! A sua passada é igual á da Amélia, curta, rápida e com forte rotação dos membros superiores, os primeiros kms foram pacíficos com médias mais próximas dos 4,30” do que dos 5` /km

Os kms sucediam-se, paio Pires, Centro de Estágio do Benfica, barcos do Seixal. 8,9, 10 km. Sentia-me bem contávamos piadas, comentávamos as noticias e falávamos do tempo, nem queria acreditar estava mesmo impecável, há muito..muito tempo que não me sentia assim..Já de regresso sempre de frente para os carros, atravessámos as ruas e vielas da histórica vila piscatória com ruelas a cheirar a sargaços e a peixe. De frente as luzes dos carros perturbam-me tenho fotofobia o que é uma enorme sensibilidade á luz, diziam que é típico de pessoas de olhos claros..Treta!!  fico quase cego quando um carro em sentido contrário me aponta as luzes..com receio saltei para o passeio de pedra para me poupar, com as chuvas as pedras que se encontram por debaixo dos beirados ficam frouxas pois a areia e a terra que as seguram desaparecem, dando lugar a um espectáculo incompreensível de amontoados de pedras junto ás paredes e buracos nas calçadas. Pois foi para evitar um buraco que dei um salto enorme e aterrei com o pé direito em cima de uma pedra que não vi, pequena e cinzenta passou despercebida naquela mescla de cores e de reflexos entre a luz dos candeeiros, dos carros e da lua.. senti o joelho como se fosse um objecto solto numa caixa, sabem a sensação de levarmos algo mal acondicionado na mala do carro e aquilo anda pra ali aos trambolhões, tal e qual..!!

O ritmo mantinha-se forte e as dores iam aparecendo, primeiro uma leve sensação de calor, seguiu-se a rigidez e a sentir as conhecidas dores que me atormentaram durante todo o ano passado. A 5 kms de casa não queria regressar a passo nem a hipotecar o treino dos colegas que olhavam para mim preocupados “Com calma Jorge..vamos mais devagar “ seguiu-se um período em que o ritmo deixou de ser importante (gostaria de manifestar a solidariedade demonstrada por todos com um forte abraço) Como já me conheço,  não queria que perdessem um treino por minha causa e pedi que continuassem que eu ia com calma, após insistência a Inês e o Nelson seguiram e fiquei com o Marco num ritmo mais calmo e onde pude finalmente libertar uns quantos palavrões que estavam entalados na goela.

Consegui chegar a casa sem parar com uma sensação estranha, um mix emocional. Se por um lado estava feliz de ter acompanhado aquele grupo, e ter feito muitos treinos acompanhado recentemente, foi também a confirmação, a verdade dos factos “ Estou outra vez no estaleiro” porque forcei demais, fui longe demais. Não estou talhado para corridas de velocidade, não posso acompanhar atletas daquele nível..ponto!!  Ás vezes penso que devia abandonar de vez as corridas mas não consigo, pois sinto uma energia imensa que se transforma em felicidade quando estou a correr, só quem corre e ama o desporto sabe o que digo, sabe bem o que digo para lá das palavras.

 

Desde esse dia fiz mais 3 treinos (sozinho) no meu ritmo e com o meu tempo.

 

dados relativos á semana passada:

De 2ª a domingo treinei alternadamente e totalizei 3 treinos de média duração:

2ª 17,50k

5ª 17,88k

Dom 10,00 k

 

 Esta semana

 
2ª: 11,55

3ª: 7, 0 K

5 comentários:

JoaoLima disse...

Abandonar, Jorge? Nunca!

Corre como uma menina disse...

Eu acho que se trata simplesmente de "timing". Neste momento estás a preparar-te para uma Maratona, o ritmo deveria ser diferente. Não tens de abandonar, tens de adaptar!
Digo eu, que pouco sei sobre isso, mas sei que não vais gostar de abandonar o caminho de Badajoz a meio.

Beijinhos

Jorge Goes disse...

Olá João:
O que me aborrece é que a própria lesão parece ter vida própria. Desistir não faz parte do vocábulo de pessoas como nós e há que seguir em frente nem que seja a andar :)

abraço

Olá Rute
tens toda a razão, levei longe demais a minha vontade. Adaptar é a palavra certa. Os espanhois já ficaram com Olivença não vão ficar com o meu dorsal!! :)) Obrigado pelo teu carinho e amizade

bjs

Tigas disse...

Muita força Jorge. Como diz a "menina" há que adaptar os treinos agora apenas para a maratona. Se entretanto já voltaste a treinar é porque felizmente a lesão não foi grave.
Abraço e continuação de boas corridas.

Jorge Goes disse...

Olá Tiago,
sem duvida adaptar vai ser a palavra de ordem a partir de agora. treinar moderadamente e ao minimo sinal de alerta "escutar" o organismo. ontem descansei hoje retomo devagar

obg pelo apoio

abraço