segunda-feira, 11 de março de 2013

Eu corro "com" os outros e não contra os outros.

 
Ontem participei mais uma vez com as cores do clube de Praças da Armada,
com o dorsal 1830

 A prova escolhida foi a CORRIDA DAS LEZÍRIAS promovida pela Xistarca com a iniciativa da Edilidade local.
Uma prova simpática que com os seus 15,5 kms permitiu fazer um treino (ultimo) de preparação para a aventura espanhola do próximo fim-de-semana. Foi a minha primeira participação nesta prova e gostei. A organização não ofereceu falhas, o tempo ajudou e os atletas compareceram em força com mais de 1600 finalistas só na prova maior.    
    Tinha decidido fazer uma prova com a cabeça, sem pressão de tempo e com um ritmo que me permitisse retirar todos os benefícios do último treino longo antes da maratona. As duas últimas semanas tinham sido dolorosas com inúmeros exames, analises e gripe que com os seus 38,4ºC - 38,6ºC constantes indiciou que poderia ser mais do que uma simples gripe, fragilizado tive que fazer um batalhão de exames.

A semana de dieta forçada fragilizou-me de tal forma que custei a acabar esta prova. Acresce a total  falta de treinos também foi determinante para que as dores musculares se fizessem sentir logo ao km 5

 Comecei de forma calculada e cuidadosa, com o afunilar das ruas na fase inicial, o pavimento empedrado e a enorme quantidade de atletas, tomei as precauções possíveis e fui na enorme massa colorida que atravessou VFX, virámos á direita e atravessámos a ponte para o lado sul, 1º grande momento com a subida da ponte marechal Carmona a fazer as primeiras vitimas. Viragem á direita para um estradão em plena Leziria com o campino e o seu cavalo a indicarem a direcção ..espectáculo!! a partir daí a estória é simples 4,5 km para cada lado até ao ponto de viragem e novamente regressar até á EN10 e ao alcatrão, viragem á esquerda para nova travessia do Tejo já com o transito a fluir normalmente aumenta a tensão e seguimos em coluna , daqui até á meta são cerca de 2 km, pensei que era a altura ideal para esticar um pouco e aumentar o ritmo, ainda tentei num assomo breve mas vi que não conseguia fazer comque as pernas reagissem, não conseguia mudar de ritmo nem para cima nem para baixo, tinha programado o chip para os 5´ / km e não consegui mudar ...depois na descida da ponte virámos á esquerda  e ao entrar em VFX tentei novamente, marquei um alvo e fixei-me nele mas as pernas não queriam ..ao principio admirado ainda soltei um desabafo, resoluto veio-me á memória a verdadeira razão porque corro!! da alegria que retiro deste desporto e que não corro contra os outros, mas sim com os outros..Senti-me muito bem com esta verdade absoluta de um corredor de pelotãosó assim faz sentido para mim..

 Cortei a meta com 01:18:00 satisfeito por terminar mais uma corrida, recebi a medalha das mãos de uma menina da organização numa mão e na outra uma garrafa de água xxl que virei de uma assentada 
havia fruta na tenda e muita animação no ar
 

Um final feliz para uma manhã 5 estrelas

 

Para o ano..se puder regresso , palavra de corredor!!

 



8 comentários:

JoaoLima disse...

Toda a força para o próximo fim-de-semana. Fico a aguardar (boas) notícias :)

Um abraço

Jorge Goes disse...

obrigado João, vamos ver como vai correr.

não estou nervoso como da nossa 1ª maratona,talvez por já estar consciente das dificuldades que vou encontrar depois destas 2 semanas desesperantes..

obrigado pela força

um abraço

Pedro Carvalho disse...

Bem Jorge, por momentos pensei que estivesse a ver as minhas fotos. A nossa prova foi tão parecida que até chegámos ao mesmo tempo. As tuas fotos são também as minhas. :-D
Desejo-te uma boa prova na próxima semana.
Abraço!!!

Tigas disse...

Realmente comecei a ver as fotos e pensei "O Jorge enganou-ne e colocou as fotos do Pedro" LOL. Parabéns pelo resultado, foi um bom treino para a maratona e muitas felicidades para essa grande prova já na próxima semana.
Abraço e bons treinos.

vgoncalves disse...

Jorge, que corra tudo bem em Espanha.

Abraço.

Jorge Goes disse...

Viva meus caros

Pedro:
Agora ao ver com mais atenção a tua t-shirt recordo-me que fiz a ultima parte da prova desde a saída do estradão até á chegada atrás de ti, creio que ias com um colega.
Desculpa mas não te reconheci.
Abraço

Tigas:
Tens toda a razão o Pedro não faria melhor.
Encarei desde sempre esta prova como um treino, o ultimo treino para Badajoz. Não levei GPS para não me influenciar o ritmo e não me preocupei com o tempo, apenas queria rolar e divertir-me.
Mas comecei e acabei com dificuldades, apesar de ser uma prova simples, a dificuldade em respirar em condições e as dores musculares foram uma constante até ao fim.
Há dias assim uns melhores que outros. Espero que no domingo esteja bem melhor.

Abraço

VGonçalves:

Obrigado pelo apoio,
Passei 2 semanas de grande desgaste físico e psicológico, e contam-se pelos dedos de uma mão os treinos que fiz durante esse período.
Por isso tudo o que vier será bem melhor.
abraço

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Foi uma manhã 5 estrelas sim senhor!

E a Corrida das Lezírias é para mim, uma "daquelas" a que só falto por alguma razão bem argumentada.

Em relação ao percurso, já lhe conheci vários e creio que variam também considerando a quantidade de lama que haverá pelos estradões de terra. Correr mesmo ao lado do Tejo é uma delícia e este ano não aconteceu, provavelmente pela razão que apresento (lama);

Noutros anos tambem se costuma ver cavalos por ali (com a vedação a separar-nos) mas é também uma imagem agradável, muitas vezes correm "ao nosso lado", e este ano não vi.

Espero para o ano encontrá-lo por lá

Jorge Goes disse...

Olá Ana
Obrigado pelo omentário.
é uma prova com um percurso bonito e dizem que o percurso anterior é ainda mais. Os campinos trajados a rigor em cima dos seus cavalos dão aquele toque ribatejano que muito aprecio se puder para o ano lá estarei , mas até lá ainda temos muitas provas e quero ve-la sempre a sorrir