terça-feira, 17 de abril de 2012

Sapatilhas Novas na Garagem


Por vezes torna-se difícil alimentar este Blog, se calhar por ser parco de ideias ou ter apenas uma vida igual a tantas outras sem muito a acrescentar. Invejo os bloguistas espitrituosos que escrevem sobre tudo e mais alguma coisa e sempre com uma  descrição que me parece que andam sempre de caneta em riste e papel na cinta. Eu pelo contrário sempre que quero no escrever algo fico sem qualquer rasgo de criatividade o que torna ínfrutífera qualquer tentativa de manter este blog. Apenas sei que sou igual a tantos outros, tipo simples, homem de família, trabalhador e honesto. As outras características pessoais apenas as sei pelo que me contam.
      Ahhhh  e costumo dar umas corridas, isso tambem pode dar um bom tema para aqui apresentar.

Corridas e outras voltas a pé:
Bem.. falar de corridas é uma maneira de falar pois eu apenas costumo correr e gosto de correr pela manha, se possivel cedo por isso normalmente por volta das 06,30h, a maioria das vezes sózinho saio para dar gosto ás pernas e ao espirito. Quase sempre o mesmo percurso, por ser mais conhecido, ter menos cães á solta e menos carros nas ruas. Uma volta de 5 kms bem redondos que podem ser facilmente esticados se me apetecer. Agora tenho um motivo maior pois adquiri um gps de pulso que me dá todas as indicações necessárias sobre o treino o que me permite andar lento na mesma mas ao menos informado.

desde sempre corri, mas provas só desde há 2 anos é que começei a fazer. E já fiz duas 1/2 maratonas, uma corrida de 10k a 1ª corrida do Sporting e tambem uma Ultramaratona  em bom rigor a U.M.A a Ultra maratona Atlantica ( pasme-se) de 43km bem puxados desde Melides a Troia pelas douradas areias da Costa Alentejana. Claro que isso não faz de mim um corredor, mas alguem que gosta de desafios e que os enfrenta de sapatilhas calçadas.
      Costumo ler sobre corridas, tenho vários planos de treino e aderi a vários fóruns de corrida no intuito de aprender mais sobre o desporto favorito. Nunca pensei muito na importância de correr acompanhado, mas na realidade para se evoluir temos que adquir certas técnicas, ouvir outras opiniões e puxar ou sermos puxados por outras pessoas. partilhar novas experiências e aprender sobre tantas outras, na realidade se continuar a correr sózinho não passo da cepa torta.

E a motivação?
 a motivação? As saídas madrugadoras de casa são sempre épicas, o que me custa por vezes calçar as sapatilhas e largar por essas estradas fora, fustigado pelo frio e estimulado pelos cães.
    Nem sei porque só há poucos anos me deu esta pancada das corridas, pois corro desde que me lembro e já lá vão uns anitos largos, mas nunca tinha participado em provas oficiais de dorsal ao peito e tempos cronometrados. Gosto mt da sensação de liberdade e poder que me dá a corrida. Cada passada é um marco importante em direcção a uma vida activa e  saudável, um estilo de vida que ambiciono. Animus sanus in corpore sano.

mas isto seria lindo se não tivesse o corpanzil que tenho e uma promissora barriga de cerveja. quem diria?  O que sei é que a minha biologia não está talhada para corridas pequenas e refeições leves, sou pesado, lento, pouco disciplinado á mesa e dificilmente conseguirei fazer melhor do que já faço. Sou pesadão e isso paga-se caro em corrida, perguntem-se como correu a Ultra maratona Atlantica ..:))  

Sapatilhas Novas na Garagem:
Investi há pouco no que me pareciam o melhor que o dinheiro pode comprar nada menos que uns Mizuno Wave 12 com os quais quis fazer a ½ maratona Lisboa 2012.
Li nas caracteristicas técnicas que são umas sapatilhas para atletas com mais de 80 kgs ( mais? mas qt mais? tenho 90 kg) fartei-me de rir como que á espera de uma resposta que nunca chegou. A ideia era fazer uns bons quilómetros com eles, dar-lhes uma boa rodagem e fazer a prova já com os pés habituados. mas por força da minha velha mania de poupar tudo quanto é novo com medo de os estragar ou sujar andei a treinar com as sapatilhas de sempre, as minhas velhinhas Asics e no dia de prova tive receio e deixei as ex-libris na garagem e fui correr a prova com as antigas, desculpando-me de não estar habituado e ter uma lesão ou mesmo desistir. Optei por correr com os meus asics que sei que me assentam como uma luva ainda que o amortecimento esteja nas lonas..

½ maratona Lisboa 2012.
dia da prova:
pela 2ª vez eu e o meu filho Ricardo decidimos estar presentes na 23ª Meia Maratona de Lisboa, saimos de carro até á estação do Fogueteiro, apanhámos um comboio apinhado de malta que iria fazer a Mini com as suas tshirt´s pretas e douradas de dorsal alfinetado e mochilas ás costas. Olhavam para nós com as nossas camisolas técnicas perfuradas da mesma cor mas com um dorsal que indicava um empeno maior.. saida no Pragal com banda filarmónica, 15´de afunilamento, apertamento, apalpamento, pisamento tudo isto sobre o viaduto do pragal sobre a A2..chegada a nossa vez toca a descer a rampa pelo lado esquerdo desta vez onde estavam os atletas da Meia, já com separadores e muitos seguranças a segurar os Minis infiltras que continuam a passar despercebidos. Montes de Wc portáteis azuis espalhados e pequenas filas pró alivio.
bastam apenas alguns minutos e começo logo a familiarizar-me com o ambiente e travámos logo ali conhecimento com outros atletas de outras paragens. Comecei a corrida como se começa sempre á entrada do tabuleiro da ponte, bem posicionado como gosto, fora do tapete metálico e a meio do enorme pelotão de milhares de corredores, minutos depois de sair a prova maior, abrem as cancelas e saem as dezenas de milhares que arriscam uma manha diferente e saudável. É um espectáculo ver tanta gente a passar a ponte á pé. Os primeiros 6 ou 7 km foram a um ritmo porreiro pois acompanhei o meu filho e um outro colega com a bonita idade de 70 anos e corremos a uns entusiasmantes 4,51” km o que para mim..vai lá vai,.mas isso foi sol de pouca dura e passado pouco tempo larguei-os sem poder dar mais. tenho um estilo caracteristico de correr resistência, resistência, resistência mas já quanto á velocidade..num passo certo e ritmado acabo sempre as provas a sorrir o que me diz que ando na balda durante a mesma , mas o que fazer ? Fui Tropa especial durante muitos anos e habituei-me a gerir esforço, a dosear esforço e a guardar energias para o inesperado.
           Acabei a 1/2 maratona de Lisboa com 2 horas e no lugar 2900 e tal…mais coisa menos coisa, Insisto em fazer esta prova, não pela travessia a pé da ponte 25 Abril. Em abono da verdade nada me diz, pois não vejo nada com aquela muralha de gente colorida e rápida. Só começo a relaxar depois do 1º abastecimento em Alcântara e a partir dai entro em modo económico e lá vai a um ritmo de 5,44” km como se tivesse todo o tempo do mundo. Animado pelas bandas, bato palmas e até canto um refrão se souber.dá pra tudo! fiquei entusiamado com o Eritreu ( é assim que se diz ?) Zersenai Tadese que já vinha em sentido contrário com uma velocidade fantástica, mas isso são outra andanças..e mesmo a correr na mesma prova, bato palmas e puxo pela elite. Contráriamente ao ano anterior vou passando muita gente, vou ligeiro e sinto-me bem apesar de ir com uma passada curta e resilenta, tenho por norma ir na minha passada sem pressas, a gerir o esforço e a manter a cabeça tranquila, o Mp3 ajuda e muito. se há coisa que ainda não aprendi foi a beber em corrida, tenho sempre que parar por momentos e tentar engolir nos intervalos da respiração. É precisamente nos postos  de abastecimento que verifico maiores perigos o chão molhado e pejado de garrafas e tampas, as diagonais de atletas distraidos e as saidas de outros apressados. depois como corro junto aos lancis é tentar coordenar a passada com o arremesso de garrafas  pras laterais muitas delas meio cheias ou mesmo cheias..desperdicio!
aprendi a dividir a corrida por etapas a 1ª até ao abastecimento de Alcantara é pacifico e é onde a adrenalina corre mais pois vai tudo ao molho, a partir daí dividem-se os moços dos homens e cada qual assume o protagonismo que pode. a 2ª fase é o ponto de viragem no campo das cebolas, aí ganho alma nova e até respiro melhor, curiosamente nessa altura e sistematicamente entorpecem-me os pés como que a dizer - "se tivesses trazido os “Mizuno” "".. desaperto os atacadores ando se necessário uns metros e ala que se faz tarde e vem gente (muita) atrás..ou seja vou bem mas os pés não! Esta fase terminará em frente ao CCB, mas se vou mal quanto aos abastecimentos não falho um e ás vezes nem tenho sede,  mas aprendi no ciclismo a beber sem ter sede e a comer sem ter fome..estão justificados os 90 kg bem..agarro uma água e um powerade..Se uma refresca e  hidrata o 2º repõe os sais perdidos, a 3ª fase vai da praça do império até Algés e a 4ª fase até á meta; bem mas antes desta última fase da corrida baralho-me sempre com os kms . Põem uma placa meio de esguelha a dizer 17 km e assim que me aproximo leio 19 km ???  esta confusão mental perdura até dar a volta no Dafundo e em jeito meio irónico digo sempre quando passo por ela na volta - " com que então 19?" não falha!
 antes disso e ainda em direcção á 5ª e ultima fase, ainda no sentido Algés e dafundo vêm em sentido contrário os atletas mais rápidos já a 2 - 3 kms do fim e vejo o meu filho Ricardo muito vermelhão com uma passada firme em direcção á meta : penso  "vai fazer um tempão , mm sem treinar dá-me uma abada.."  olhares indistintos e caras anónimas a olhar pra frente na tentativa de ver o pórtico de chegada. já de regresso passo pelo último abastecimento o único com fruta e agarro numa metade de uma banana ..e penso  " come..não tarda muito dás a bufa.." mas como sempre fui muito ligeiro nas mãos , upssss cai no chão aquela metade de banana, bolas..continuo já falta pouco..Este ano parecia que estava possesso arranquei sabendo que faltavam mais de 2 km e pensei que o meu objectivo era ficar nos primeiros 3000 por isso corda nos sapatos que ia um mar de gente á minha frente. já nem era o tempo eram as posições. 

ultimo esforço e eis que chego á meta entre um corredor de espectadores, antes da passagem pelo pórtico levanto os braços ao ceú a dedicar a minha prestação ao meu pai ..

o meu filho esperava-me com uma medalha e 1h49´ feitos..grande tempo , eu 2h01´e vivó velho !!!








Sem comentários: