quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Porto

Como planeado, esta semana  faço treinos intervalados e optei por 3 treinos de força, 2 resistência, 1 longo e 1 dia de descanso.

Ontem 3ª fª optei por fazer um treino curto de intensidade média/alta com o gps a marcar menos de 4,50`ao km. fiquei boquiaberto com a evolução..A sério..!! com uma lesão que se faz sentir mais em treinos de resistência do que quando aplico carga máxima?mas que tipo de joelho/lesão é esta? será normal ou vem aí tempestade da grossa? bem..ontem sentia-me meio confuso entre optar por carregar no acelerador ou pelo contrario fazia séries curtas de pouca carga para poupas as canetas.
Mas não..cá o rapaz decidiu que a melhor forma de verificar a operacionalidade do joelho  é pô-lo ao rubro. Assim,  comecei o treino perto das 20h ( hora qd me é possivel depois de um dia de trabalho) o percursso escolhido é quase sempre o mesmo, não por falta de opções mas é o único que tem um pouco de tudo, rectas, subidas longas, trail em areia, com 2 rotundas e 2 dois cruzamentos, uma vizinha que passeia o pitbull quase sempre á mesma hora etc..etc.. há tempos, lembro-me de fazer a volta em cerca de 20` e vivó-velho, mas ontem estava possesso e fiz 15`,28"..nãaaa nada disso...o cão estava preso pela trela..:))

é como ja escrevi anteriormente, não basta correr horas no mesmo registo para evoluirmos. Temos que mudar, de arriscar treinos de força que são chatos porque nos põem a camisola encharcada em menos de nada, de mal controlar-mos a respiração e as pernas? bem..essas nem conseguem acompanhar, tem tudo a ver com disciplina e método.
    Mas querem saber mesmo a minha opinião? eu acho isto uma chatiçe, a corrida é prazer, é alegria e bem-estar sempre que começo com muitos metodos e disciplinas rigorosas perco a vontade (pica) de continuar, por isso altero programas e voltas sempre que me apetece, corro na maioria das vezes sózinho ao meu ritmo, sem pressões de ninguem. Dificlmente serei rigoroso em algo que me dê prazer. Tenho no entanto (em virtude desta espectacular forma de ver as corridas) a sensação de que nunca passarei da cêpa-torta e vejo-me grego para baixar tempos. Para baixar tempos é preciso muita discipina e treinos variados, respeitar descansos, comer e beber de forma adequada com sistematização e rigor. Um bom planeamento seguido de uma boa execução são argumentos de peso para evoluir e mesmo que não seja importante o tempo mas sim a distância e o prazer obtidos é muito fixe fazer as mesmas distancias, mas sem grande esforço e acabar a sorrir.

acho muito motivador ver evolução é o corolário da dedicação de cada um de nós (os ganda malucos)

Hoje fui ao Porto ( ZI Maia) e optei por fazer a viagem para lá em transportes publicos, assim entre Fertagus e metros lá cheguei á Gare do oriente onde entrei no comboio Intercidades com destino ao Porto - Campanhã.

                                                                 (gare do Oriente)
fiquei maravilhado com a viagem em 1ª classe,  carruagem quase vazia,  sentado como um lorde tendo uma pequena mesa de apoio, deu para tudo,  ouvir musica, ler, ir á carruagem-bar para beber um café!!!!!!!!  não há! respondeu-me uma jovem de ar desmazelado e sonolento que queria estar na caminha até mais tarde  por isso o ar de frete.
" e sumos ?" tipo sumol de ananás? não há!! e de laranja ? não há !! e compal ?não há ? bem..tenho que dar corda aos sapatos senão ainda chego ao Porto sem acabar de narrar a experiência.

- mas então o que tem ? apenas frisumo! porra para isto mais valia ter-me dito logo o que havia..
- e bolos ? só isto!!  e apontou para uns queques embrulhados espalhados pelo mini-balcão.
- " dê-me um sff " -quanto é ? 3.80€ ???????? bem paguei, engoli em seco o bolo enfarelado que só desceu com a divina ajuda do frisumo e sentei-me no lugar que é para aprender, detesto pessoas com aquela postura, com cara de enjoadas a fazer fretes.. olhar de esguelha e com o auricular no ouvido ligado ao seu telemóvel lá continuou a marimbar-se para o serviço e para os clientes. Os passageiros merecem melhor e a senhora nunca saberá o impacto que a sua atitude ( ou falta dela) provoca nas pessoas, bela recordação tenho do seu serviço sem dúvida. atenção que paguei 3,80€ por um queque e pelo frisumo e nem me passou recibo !! um desrespeito pungente pela empresa e clientes que ajudam a pagar a sua remuneração
cagari..cagaró!

mais importante, foi a primeira vez que fui de comboio, antes ia só de carro mesmo sózinho o que é um disparate,  pagar uma fortuna para poluir o ambiente e não ter vistas de jeito. Hoje pelo contrário olhei pela janela e projectei-me para fora daquela carruagem que atravessou cidades e vilas, montes e vales do nosso Portugal sempre unico.

uma viagem que recomendo custo 35,00€ em 1ª ou  24,00€ 2ª classe

Estação CP Espinho

Estação CP Aveiro


Estação CP Coimbra


como tinha planeado, regressei de carro :((
reparem na diferença
3 horas viagem
+ de 300km percorridos
gasóleo 50,00€
portagens classe 2 : 36,00€
almoçei na estação serviço de leiria ( panados com bróculos e um pouco de arroz  , 1 arroz doçe e uma cerveja) paguei 16€  o que é uma autêntica vergonha um assalto ao bolso do viajante ou turista
que tenha o azar de parar para comer qq coisa!!
;(

2 comentários:

Corre como uma menina disse...

De vez em quando tenho umas dores no joelho, mas só me aparecem nos treinos em que puxo mais na velocidade.

Detesto má-educação, perdem logo o meu sorriso. Quando vem de pessoas em atendimento ao público então... Toda a gente tem direito a dias maus, mas há um mínimo de cortesia.

Desde que tenho carro é raro entrar num comboio. É pena, porque é um meio de transporte de que gosto muito. Fiz tantas vezes a linha da Beira Baixa... Paisagens muito bonitas também.

Continuação de bons treinos!

Jorge Goes disse...

Ola menina, em relação ao seu joelho,já tive uma dor aguda em treinos de carga, sabe um truque para evitar/ recuperar essa lesão? ( além de uma diagnóstico médico claro) é dar passadas curtas mas rápidas, não abra muito a passada ainda que se sinta capaz de devorar kms em tempo record..se estiver a sentir-se muito bem aumente a cadência mas nunca a amplitude ok? a minha lesão é um pouco mais complicada, pois é muito antiga e só aparece qd quer e por norma quando não deve :))

- em relação ao atendimento publico tem toda a razão é uma pena que por vezes fiquemos com uma má impressão de toda uma estrutura/ organização apenas porque alguem tem uma má atitude, mas quanto a isso nada podemos fazer.

- a escolha pelo comboio na viagem ao Porto foi muito feliz. um transporte rápido, confortável e relativamente económico. fiquei admirado com a pontualidade e eficiência acho que a CP está de parabéns. Temos um país tão bonito mas como passamos a vida metidos dentro de um carro nada vemos a não ser alcatrão.

aproveito para lhe agradecer os minutos que perde em ler os seus sempre simpáticos comentários..

bons treinos sempre a sorrir