segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sunday Morning

Ontem foi (ía sendo) dia de festa cá no burgo.
com os principais adversários a empatar tudo fazia crer que pelo menos no arranque do campeonato o meu Sporting ia ficar á frente, mas como nunca sabe aproveitar nada..

bem..

mas eu venho aqui é para falar das minhas corridas , da enorme alegria de olhar pra balança e rir que nem um perdido no alto dos meus 1,81m  e 87,1kg de peso limpo..Ontem á semelhança do que vem sendo hábito há anos gosto de dedicar a manhã do domingo a actividades lúdico-desportivas seja  em que desporto for, desde btt, corridas, misto de ambos ( duatlo) , caminhadas na praia, futeboladas das boas entre malta amiga, etc..etc tudo serve para me por em forma e manter a pouca sanidade mental que ainda vou tendo. Ontem foi dia de corrida e nada melhor que um treino "longo" com 1h40´ de duração para me fazer sentir do melhor que há. Saida de casa por volta das 9,40h bem sei que é tarde, mas foi assim..gps no pulso, equipamento leve e largo ( agora toda a roupa está folgada) óculos bem escuros, mp3 carregadinho de musica leve e lá sai assim que os satélites permitiram. tinha planeado não fazer nem mais nem menos que 6`-km e segundo as minhas previsões servia para testar o joelho lesionado e em recuperação para o calendário exigente que se avizinha e tambem para avaliar os efeitos do tratamento ao joelho, da reação ao esforço e á duração em suma curtir um passo folgado,sem stresses e atento ao joelho.

o destino é a baia do Seixal sendo relativamente perto permite fazer uma volta de no máximo 20km com algumas voltas a rodear o centro estágio do Benfica, e um regresso pela baía onde me cruzo com dezenas de desportistas num corropio constante.


saio de casa em direcção ao Casal do Marco aos 2170m o gps anuncia uma cadência de 5,30/k ( mau..baixa..) segui em direcção á T.Marinha - Cavadas e baixei ritmo para 5,45/k. respiração controlada apenas um breve incómodo com as gotas de suor a entrar na vista, como me besunto com protector solar  parecia que estava a descascar cebolas. Antes do novo edificio da CMS faço um ligeiro desvio para aproveitar uma subida pouco inclinada mas comprida, - "sem esforço !! ", pensei , viro agulha em direcção ao centro estágio do Slb e inicio aí a ciclovia que me há-de levar até aos barcos..parque estacionamento barcos, regresso á vila

a maré não estava cheia como na foto,  mas não deixa de ser bonito ver Lisboa, o Cristo-Rei e parte da Ponte 25 Abril ao longe..imponentes..mas eufemismos á parte,  com a maré vazia o cheiro é fétido, um aroma de mar e lodo pontilhado por uns aromas de óleo de motor , sei lá..mas curiosamente com muitos apanhadores de lambujinha, enterrados de lodo até aos joelhos ou até ao pescoço na maré cheia, uma figura tipica de uma vila muito antiga de mariscadores e pescadores.

nesta altura já com 10,5k e 1 hora treino, mantinha-me dentro da programação ainda que por vezes mudasse de ritmo distraido depressa retomava ao lugar.

regressei pela Torre da Marinha pelo rio Judeu esse magnifico braço de Tejo que alimenta a vila do Seixal, Amora e Torre da Marinha 
                                                                                       

Fabrica de Lanificios ( desde míudo me recordo da velha fábrica estar fechada ) mas deveria ser muito importante na sua época de laboração pelas dimensões e localização. Subida do depósito da água uma recta com pouco mais de 100 m e 10% inclinação, bem ..na verdade começamos a subir desde o rio até ao Rio Sul o que dá cerca de 1 km ou mais ..( há que render o peixe) estação fertagus - Casal Marco - entrada no Pinhal de Frades e as médias a baterem-se pela exatidão..pace regulado, batimentos dentro do previsto, respiração calma e profunda..aqui resolvi fazer uma gracinha e dar um arranque, arranque ..quem me lê deve pensar .., acelerei o passo e reduzi para 5,30-5.45´ , fim da avenida a chegar a casa o gps debitava 17.5km para 1h40´de treino com médias perto dos 6´-km como previa e mais uma manha bem passada ..

ao portão tinha guarda de honra. O meu filho Ricardo puxava - " vai pai!!" e a rodar o dedo na cabeça como que a dizer - " grande maluco !!

hoje 2ª quero fazer um treino de força , com ritmos de 4,30 a 4,50´ para um treino de 30`e mais ou menos 6K.






3 comentários:

Jorge Goes disse...

Uma treta é o que é !!! bem... desculpem este arranque mas já passou. Eu esclareço , ontem tinha a legitima intenção de fazer um treino curto de intensidade moderada com ritmos abaixo dos 5`, é pedir muito? durante 1/2 hora mais ou menos 6Km? é muito?? pois aqui pro cavalheiro parece que sim corri a meia hora prevista mas a média deu 5´.04", se é importante para esta chatiçe toda ?
claro que não, mas fica sempre bem demosntrar-mos algum aborrecimento ainda pisquemos o olho ;) pro lado. Hoje é que é mais 1/2 hotra de brutalidade no asfalto, hoje sim até meto o gps a ferver..acho!!

;)

Corre como uma menina disse...

Belas paisagens, não admira que se distraia com a velocidade! :)
As corridas ao f-d-s de manhã são essenciais para mim, para além de serem as minhas favoritas.
9h40 é de facto um pouco tarde, estava mesmo muito calor no domingo! É nestas alturas (e em dias de chuva intensa) que os outros olham para quem corre e pensam "grandas malucos". Mas eles não sabem... :)

PS: Perguntou-me do tempo aos 10km. A minha melhor corrida até agora foi a de Sto. António, com 58.18 min. Uma loucura, portanto! ;) Mas tem razão, não é o mais importante (embora goste de melhorar), pelo menos para mim.

Continuação de bons treinos!

Bluewater68 disse...

Bom dia Jorge.
Para mim esse foi um excelente treino longo e tudo indica que o joelho já esteja recuperado da lesão que sofreu. Mas isto das lesões é uma treta: ocorrem quase sempre quando nos sentimos 'os maiores', chegam a interromper os treinos e depois passamos grande parte do tempo sempre preocupados com aquela tal zona, aquele tal tendão ou músculo, sempre a ver se aquilo aguenta o esforço. E quando por vezes sentimos uma pontada, é o pânico: "Ai, será que vai voltar a dar a dor? Será melhor parar?". O que vale é que são pequenos sinais que quase sempre desaparecem ao fim de mais uns metros a correr.
Fica a minha dúvida sobre a hidratação desse treino. Foram 20Km sem beber nada ou houve garrafa à cintura? Eu sempre me preocupei bastante com a hidratação, mas tinha sempre de lutar com o desconforto de andar com uma garrafa atrás. Tenho um cinto que dá para levar uma garrafa de 500ml na posição oblíqua e é esse cinto que me dá mais conforto a correr face a outros que tenho. Mesmo assim, o cinto acaba sempre por ir rodando e passo muito tempo a tentar compor aquilo. Nos treinos de 10Km já cheguei a levar a garrafa na mão, só que, isso acaba sempre por fazer um desiquilíbrio no corpo e na postura a correr. Agora, como ainda estou em fase de recuperação, apenas tenho feito corridas de 7Km depois das sessões no ginásio (já desisti de correr na passadeira e tenho ido para a rua). E apesar de apanhar uns 34ºC às 18:30 (tem estado muito calor por aqui), tenho optado por não levar água. Digamos que com essa temperatura, os 7Km são o limite que consigo suportar sem beber. Mais que isso não conseguiria.
O ideal nestes treinos era que houvessem postos de abastecimento pelo caminho :)
Bons treinos
Luis Santos
Ma Ke Jeto, Mosso on Sports