quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tou uma Máquina (a vapor)









Olá Leitores (2) mas pelo menos já é plural.

depois de quase 2 semanas, em que aproveitei para recuperar a lesão contraida no joelho direito, retomei as corridas regulares mas com uma nuance
 - Começei os treinos de força!! 

corridas curtas ( <5km a="a" com="com" do="do" em="em" fun="fun" is="is" o="o" objectivo="objectivo" que="que" ritmos="ritmos" variav="variav">corrida do avante
a 9 Setembro http://www.avante.pt/pt/2016/Festa_do_Avante/121100/

E se até agora a questão do tempo nunca foi verdadeiramente importante, gostaria de testar a velocidade aos 10k nesta prova por 2 razões. A primeira é que quero ver se a mudança da tipologia de treino resulta como afirmam, a segunda é que como estou mais leve devo em principio obter melhores resultados (se o joelho permitir) já tinha registado 47´aos 10k mas com mais 10 kg, agora se não fizer 45`não sou homem não sou nada.

                Ontem dia 15 traçei um percurso que tem cerca de 3,5km . Na primeira volta fiz 16, 56" e na segunda 16,40" com uns 2 minutos de intervalo entre ambas. A prova de que somos mais eficientes na segunda parte do percurso.,.não refiro o aquecimento porque aqueço sempre uns minutos ( poucos). para tirar as dúvidas fiz uma ultima série de 850m que corri na bisga com o tempo sempre a baixar o tempo por km..Ao ponto de já me rir sózinho a pensar "-se continuo sem parar amanha destrono o Bolt".
O importante é que me senti muito bem neste tipo de treinos rápidos, sempre os evitei porque acreditava que não eram importantes e bastava a  capacidade de resistência em treinos longos. Não é verdade!! vejamos o seguinte, já corro há muitos anos que até me esqueço como e quando comecei, não gostava de corridas (provas) e corria apenas por prazer. mas a minha evolução era residual, tão residual que em 10km fazia 1 h e já calculava que seria sempre assim. até que alternando treinos de rua e passadeira ginásio fui arriscando ritmos e velocidades diferentes até que um dia fiz 56`, depois 51`" -Éhhhh láaaaaaa querem ver.." actualmente faço sem grande esforço menos de 50`aos 10km.
Um dia ao ler a revista sportlife encontrei um plano para os 45`aos 10K e abordavam exactamente esta teoria de que diferentes tipos de treino com ritmos diferentes , produzem resultados diferentes e permitem baixar minutos em cada prova.

outro factor importante é a participação em provas, o treino acompanhado, a leitura de opiniões de atletas , conversas com colegas de pelotão. O que importa é sair do registo, arriscar novos percursos, diferentes ritmos e marcar objectivos pessoais. Quando se já tem a resitência temos que mudar de planeamento, por exemplo a perda de peso,  temos de impor andamentos vivos alternando com capacidade aeróbica própria da corrida.

-  dito de uma forma que nós os 3 entendemos, 

 enganar o organismo. tirá-lo da sua zona de conforto obrigando-o a um novo e desconhecido esforço. claro!! A alimentação, hidratação e descanso tambem são fundamentais.

hoje tenciono fazer mais um treino curto e assim será até domingo em que farei um treino longo.
escolhi outro percurso após demorada reflexão, estudo da geografia, consulta ao pdm do concelho que dará pelos calculos 5 km ( bendito goolgle earth ..)

normalmente aos 5k faço entre 22 a 25 minutos, agora quero fazer 20-23`. Se isto se fosse há um mês ria-me e deitava já a motivação por terra..mas hoje quero tentar, quero pelo menos continuar a pensar que sim..

amanha partilho..

ps ) se não partilhar já sabem :))

3 comentários:

Jorge Goes disse...

tal como prometido, venho relatar em poucas linhas o treino de ontem.
- 3.5 Km em 16,20"´
(isso roam-se pra aí..)
brutal!! nunca pensei que uma simples mudança de treino, com introdução de algumas variáveis pudesse produzir estes resultados. antes corria horas, sempre no mesmo registo com treinos no minimo de 1 a 1,30h de 15k e por vezs mais..contabilizando médias acima dos 200km / mês (ainda ponderei vender o carro :))

com este novo processo, tenho mais tempo para alongamentos e para outras coisas e sinto-me igualmente satisfeito no final da sessão.

P.s os treinos são efectuados em percurso misto de areia solta (30%) e alcatrão. tem 2 subidas com niveis de inclinação de 6%. e uma descida de 100m com 10%.

dito isto digam lá que não é um grande tempo?


Corre como uma menina disse...

Parabéns! Também já li sobre esa teoria dos treinos mais rápidos e mais eficazes. Nunca fui rápida e o meu objectivo também nunca foi ganhar velocidade. Ao início ficava contente por correr 20 minutos seguidos, depois 30min, depois 45min, 1h.. etc. Para mim, a resistência de conseguir correr mais tempo sem parar era compensação suficiente.
Hoje continuo a preferir corridas longas a corridas rápidas. Talvez por isso o meu tempo aos 10k não seja grande coisa, apesar de o aumento da resistência ter ajudado a baixar uns bons minutos desde a primeira prova.
Depois da Meia, quando voltar às provas de 10km experimento esse plano de treinos!

Boas corridas!

Jorge Goes disse...

Um grd bom dia para a minha
leitora preferida ehehehe e única.

É verdade fiquei surpreendido com a alteração em apenas 1/2 duzia de treinos. eu tal como a menina? sempre gostei de treinos longos aliás ainda ontem já bem de noite decidi dar uma corridnha rápida que culminou com 1h e cerca de 10km feitos..quem corre por gosto :)
não me sentindo cansado nem com aquela sensação de andar a arrastar-me. No seu caso acho que já tem suporte de resistência suficiente para fazer a tal mudança de treinos, no entanto e porque se sente confortável deve manter a cadência e o tempo de treinos até fazermos a meia de Portugal. Refere que o seu tempo não é grande coisa aos 10k estamos a falar de quanto? e isso importa? para mim nunca liguei muito ao tempo mas sim ao prazer que retiro de um estilo de vida simples e saudável, agora reconheço que gostamos sempre de notar evolução, é natural! se me permitir gostaria de a ajudar a construir esse plano de treinos e de certeza de que ficará surpreendida. A vantagem de o fazemos de forma alternada, sem abdicar dos nossos treinos longos é ainda melhor.
obrigado por ter paciência de ler o que vou escrevendo sobre as minhas corridas e eu prometo que a visitarei no seu salão de chá.

Um fim de semana cheio de sol á melhor leitora do Mundo

Jorge