quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Habituei-me ao longo de anos a correr sozinho, mas amanha vou sentir a sua falta.


Caro diário,
    Faltam 60 dias para Badajoz.
 Hoje 3ª feira fiz mais um treino com a família Almeida, como as nuvens ameaçavam descarregar, resolvemos fazer um treino por um percurso diferente (para eles.) e em de virar agulha para Norte fomos para Sul em busca dos meus locais de treinos solitários, recordava-me recorrentemente dos numerosos treinos de preparação para Lisboa, das horas de corrida solitária, das longas rectas mal iluminadas, do cuidado extremo com o piso, a inexistência de bermas e a falta (por furto) das tampas de recolha de aguas pluviais. O Mp3 era nessa altura o meu melhor e único parceiro de treino, fartava-me rapidamente das musicas, ouvia álbuns inteiros num único treino, eclético ouvia desde Scorpions com a orquestra filarmónica de Berlim, os Pink Floyd, Status Quo, Led Zepelin mudando de estilo até Gabriel o Pensador alinhava nas corridas, Dire straits creio que ouvi todos os álbuns desde o Brothers in arms até ao Private investigation., Brian Adams fechava o ciclo com o Run to you e o summer of 69. Aprendi a gostar de música clássica e alternativa, á excepção dos carreiras cá do Burgo posso ouvir de tudo. Com o amigo Brian Adams há uma estória curiosa que remota aos bancos da faculdade, em que numa cadeira creio do 1º ano fazia alusão ás teorias liberais e da mão invisível do mercado, segundo Adam Smith. Claro que a resposta á questão numa oral e no anfiteatro cheio foi Brian Adams, risota geral mudei de cores umas 10 vezes de vergonha em frente aos professores e assistentes. Corrigi de imediato o engano e apliquei-me ao máximo nas questões seguintes, sai de lá com um 15 V to run to “ Bar” onde me esperava a plebe sedenta de cerveja e sumo de maracujá. Viva os tempos de borga académica ..Viva !!!

Bem, como dizia..

tínhamos combinado encontrarmo-nos a meio do caminho, homem de trato duro pergunta ao telemóvel:  –“ esperamos na Republica ou 25 Abril? como percebi “implantação da república ou 25 de Abril” pensei que era uma pergunta de cartilha e sabendo que é um homem de esquerda e dono dos últimos empenos, respondi 25 Abril!! Resultado fui para o local de encontro habitual e os meus amigos numa paralela de nome Av. 25 Abril, estranhado não os encontrar fui até á sua casa e voltei quando os vejo a vir dos lados da minha casa, cumprimentos e explicações do desencontro saímos para mais um treino que começava já com quase 1,5km de aquecimento. Hoje com a real hipótese de chuva, podemos mudar de percurso e fazemos um treino onde habitualmente treino quando vou sozinho. Virámos a sul em direcção á quinta das Laranjeiras, apanhámos a ligação que nos leva aos redondos (zona habitacional) e seguimos sempre num ritmo calmo acima dos 5,30” / km , é impressionante nas coisas que conversamos desde a agricultura ao tempo, á politica, aos novos sistemas de facturação comercial, ao aumento de impostos e IVA, a Inês é oficial da Força aérea apesar de reservada lá dissecou algumas questões..uma delas é o pânico que tem de cães de rua. Para a tranquilizar disse-lhe que habitualmente os que vejo a esta hora estão em quintais e presos e os que andam por ai são pequenos e calminhos, seguimos sempre num passo relaxante nem olhava para o relógio para saber que ia uns segundos largos acima dos 5´/ km. Ontem confirmei a diferença entre treinar acompanhado e sozinho num percurso meu conhecido, as conversas fluem e as distâncias encurtam psicologicamente. Até as subidas alisam á nossa passagem.

Andamos nisto quase 1,10h rua acima, avenida abaixo, Redondos, Fernão Ferro, Quinta das laranjeiras, Pinhal de Frades. Um ritmo calminho e desfrutante, pela 1ª vez pude analisar melhor as conversas, ver os tons das casas em banda que deixam a cara á banda com os seus roxos e laranjas, ruas minimamente iluminadas e pessoas que se recolhem ao cair da noite.  Ontem uma senhora loira lembrou-se de ligar a mangueira para limpar o pára-brisas do seu carro sem olhar que vínhamos, foi um reflexo felino que evitou molha maior,..mas rimos como tudo e ficamos amigos da senhora que se desfez em desculpas. Vi com alegria que limparam o lixo de uma parte do pinhal original (pelo menos nas bermas) como havia pouco vento alguém que assava bacalhau na brasa deu mote de conversa sobre as mil e uma maneiras de o fazer, do bacalhau pra carne assada na grelha foi um fininho..:)

Sem querer armar aos cágados, sentia-me tão bem, acho que pela 1ª vez me senti assim a acompanhar aquele par de pai e filha campeões da corrida e atletas a sério.

Ontem apresentei-vos o pai, hoje vejam a filha

http://sportsetubal.blogspot.pt/2012/06/atletismo-10-edicao-da-milha-noturna-da.html

Desta vez acompanhei-os eu a sua casa, e no regresso pensava em como me sentia bem, em como tinha aguentado tanto empeno com eles e hoje senti que se puxasse eles claudicariam.

Senti uma aura de admiração em diversas fases da corrida, quando por exemplo o Sr. Almeida dizia que hoje ficamos por aqui, mas para o Jorge foi um aperitivo, ao que respondi “ – ahhahah nada disso, foi um treino muito bom.” E pensava para mim.”- Bolas é um grande elogio.eheheheh “

Eles amanha 4ª feira descansam, eu não posso.

Habituei-me ao longo de anos a correr sozinho, mas amanha vou sentir a sua falta.

percurso 12,5km

tempo: 1,10h

media : 5,36" / km

Jorge

 

5 comentários:

JoaoLima disse...

Estás a ter uma preparação que não é brincadeira!

Cheira-me que Badajoz vai dar que falar!

FORÇA! ESTAMOS CONTIGO!!!!!

Jorge Goes disse...

obrigado João,
só um louco se mete com este tipo de atletas, viste a reportagem do link? são campeões á seria e são a parte que me faltava ? é recompensador treinar uma componente que nunca liguei( velocidade) pelas minhas caracteristicas fisicas sempre fui mais resistente do que rápido e com eles tenho trabalhado em limiares desconhecidos e após tanat tareia, tanto sofrimento parece dar frutos. Sem pressões para badajoz farei como sempre o meu melhor. quando a fasquia é muito alta normalmente falhamos :)

grd abraço e bons treinos

obrigado pelo apoio

Tigas disse...

De certeza que esses treinos vão dar os seus frutos em Badajoz. Realmente quando treinamos acompanhados o tempo passa muito mais depressa e conseguimos resultados muito melhores.
Continuação de boa preparação.
Abraço.

Corre como uma menina disse...

Olá! Eu sou adepta das corridas solitárias com música, mas gosto sempre quando faço treinos acompanhada e acredito que uma pessoa se habitue. Isso das conversas durante a corrida é engraçado, porque quando estou com outras pessoas que correm falamos muito de correr e provas, mas quando estamos mesmo a correr, falamos de tudo menos disso! :)

Cheira-me que, a continuares assim, vais ter um belo recorde da Maratona em Badajoz... ;)

Bjs e boas corridas!

Jorge Goes disse...

Tigas:
obrigado pelo apoio e esperemos que tenhas razão
abraço

Rute:
tambem sou um solitário da corrida sempre com mp3 que milagrosamente tem aguentado multiplas playlist. Mas estou a gostar de treinar acompanhado :)
Terminar bem e se possivel abaixo das 4h é o meu record

bj